O Debian não impõe requerimentos de hardware especiais além dos requerimentos do kernel do Linux e conjunto de ferramentas da GNU. No entanto, qualquer arquitetura poderá rodar a Debian, desde que o kernel do Linux, libc, gcc, etc. sejam portados, e que um porte do Debian exista. Por favor, veja as páginas de portes da distribuição em http://www.debian.org/ports/sparc/ para ver mas detalhes sobre os sistemas da arquitetura SPARC que foram testados com a Debian.
Ao invés de tentar descrever todas as configurações de hardware diferentes que são suportadas por SPARC, esta seção contém informações gerais e ponteiros para onde informações adicionais poderão ser encontradas.
O Debian 5.0 suporta as onze maiores variações de arquiteturas e diversas variações de cada arquitetura conhecida como “sabores”.
Arquitetura | Designação na Debian | Sub-arquitetura | Sabor/Tipo |
---|---|---|---|
Intel x86-based | i386 | ||
AMD64 & Intel EM64T | amd64 | ||
DEC Alpha | alpha | ||
ARM | arm | Netwinder e CATS | netwinder |
armel | Versatile | versatile | |
arm e armel | Intel IOP32x | iop32x | |
Intel IXP4xx | ixp4xx | ||
Marvell Orion | orion5x | ||
HP PA-RISC | hppa | PA-RISC 1.1 | 32 |
PA-RISC 2.0 | 64 | ||
Intel IA-64 | ia64 | ||
MIPS (big endian) | mips | SGI IP22 (Indy/Indigo 2) | r4k-ip22 |
SGI IP32 (O2) | r5k-ip32 | ||
MIPS Malta (32 bit) | 4kc-malta | ||
MIPS Malta (64 bit) | 5kc-malta | ||
Broadcom BCM91250A (SWARM) | sb1-bcm91250a | ||
Broadcom BCM91480B (BigSur) | sb1a-bcm91480b | ||
MIPS (little endian) | mipsel | Cobalt | cobalt |
MIPS Malta (32 bit) | 4kc-malta | ||
MIPS Malta (64 bit) | 5kc-malta | ||
Broadcom BCM91250A (SWARM) | sb1-bcm91250a | ||
Broadcom BCM91480B (BigSur) | sb1a-bcm91480b | ||
IBM/Motorola PowerPC | powerpc | PowerMac | pmac |
PReP | prep | ||
Sun SPARC | sparc | sun4u | sparc64 |
sun4v | |||
IBM S/390 | s390 | IPL do VM-reader e DASD | generic |
IPL a partir de fita | fita |
Este documento cobre a instalação para a arquitetura SPARC. Se estiver procurando por informações em algumas das outras plataformas suportadas pela Debian, de uma olhada nas páginas Portes do Debian.
Hardware baseado em Sparc é dividido em um número de diferentes subarquiteturas, identificadas por um dos seguintes nomes: sun4, sun4c, sun4d, sun4m, sun4u ou sun4v. A seguinte lista descreve quais máquinas elas incluem e qual o nível de suporte que pode ser esperado para cada uma delas.
Nenhumas dessas subarquiteturas sparc de 32-bit (sparc32) é suportada. Para uma lista completa de máquinas que pertencem a estas subarquiteturas, por favor, consulte a páginas SPARCstation da Wikipedia.
A última versão do Debian a suportar sparc32 foi o Etch, e mesmo assim apenas para sistemas sun4m. Suporte para outras subarquiteturas 32-bit já havia sido descontinuado em lançamentos anteriores.
Esta subarquitetura inclui todas as máquinas 64-bit (sparc64) baseadas no processador UltraSparc e seus clones. A maioria das máquinas são bem suportadas, mesmo que alguns possam experimentar problemas de inicialização a partir do CD devido a bugs do firmware ou do carregador de inicialização (este problema pode ser contornado usando inicialização via rede). Use o kernel sparc64 ou sparc64-smp para configurações de um processador (UP) ou para SMP, respectivamente.
Esta é a mais nova adição à família Sparc, que inclui máquinas baseadas nas CPUs “Niagara multi-core”. No momento tais CPUs estão disponíveis somente em servidor T1000 e T2000 da Sun, e são bem suportados. Use o kernel sparc64-smp.
Note que as CPUs SPARC64 da Fujitsu usadas na família PRIMEPOWER de servidores não são suportados devido à falta de suporte no kernel Linux.
O suporte do Debian para as interfaces gráficas é determinado pelo suporte encontrado no sistema X11 do X.Org. A maioria das placas de vídeo AGP, PCI e PCIe funcionam sob o X.Org. Detalhes sobre os barramentos de vídeo para os quais há suporte, placas de vídeo, monitores e dispositivos de apontamento podem ser encontrados em http://xorg.freedesktop.org/. O Debian 5.0 vem com o X.Org versão 7.3.
Há suporte para a maioria das opções de gráficos comumente encontradas em
máquinas baseadas em Sparc. Drivers gráficos X.org estão disponíveis para os
“framebuffers” sunbw2, suncg14, suncg3, suncg6, sunleo e suntcx.
As placas Creator3D e Elite3D (driver sunffb), placas de vídeo baseadas em
ATI PGX24/PGX64 (driver ati), e placas baseadas em PermediaII (glint driver).
Para usar uma Elite3D com X.org você adicionalmente precisa instalar o pacote
afbinit
, e ler a documentação incluída com ele sobre
como ativar a placa.
Não é incomum para uma máquina Sparc ter duas placas gráficas em sua configuração padrão. Neste caso há a possibilidade do kernel Linux não direcionar sua saída para a placa inicialmente usada pelo firmware. A falta de saída no console gráfico pode então ser um erroneamente entendido como um congelamento (usualmente a última mensagem vista no terminal é 'Booting Linux...'). Uma possível solução é fisicamente remover uma das placas de vídeo; outra opção é desabilitar uma das placas usando um parâmetro de inicialização do kernel. Além disso, se saída gráfica não é requerida ou desejada, o console serial pode ser usado como alternativa. Em alguns sistemas o uso do console serial pode ser ativado automaticamente desconectando o teclado antes de inicializar o sistema.
Quase qualquer placa de rede (NIC) suportada pelo kernel Linux também deveria ser suportada pelo sistema de instalação, drivers modulares deveriam normalmente serem automaticamente carregados.
Isto inclui várias placas PCI genéricas (para sistemas que têm PCI) e as seguintes placas da Sun:
Sun LANCE
Sun Happy Meal
Sun BigMAC
Sun QuadEthernet
MyriCOM Gigabit Ethernet
Existem alguns problemas conhecidos para algumas placas de rede específicas que merecem ser mencionados aqui.
Há várias placas de rede PCI que possuem a mesma identificação PCI, mas são
suportadas por drivers relacionados, mas diferentes. Algumas placas funcionam
com o driver tulip
, outras com o dfme
.
Por elas terem a mesma identificação, o kernel não consegue fazer distinção
entre elas e não é certeza qual driver será carregado. Se acontecer do driver
errado ser carregado, a placa de rede pode não funcionar, ou funcional mal.
Este é um problema comum em sistema Netra com uma Davicom (DEC-Tulip
compatível). Neste caso o driver tulip
é provavelmente
o correto.
Você pode se prevenir deste problema adicionando o módulo do driver errado na
“blacklist” como descrito em Seção 5.2.1.3, “Barrando (blacklisting) módulos do kernel”.
Uma solução alternativa durante a instalação é trocar para um shell e
descarregar o módulo do driver errado usando
modprobe -r
(ou
ambos, se ambos foram carregados). Depois disso você pode carregar o
módulo correto usando
módulo
modprobe
.
Note que o módulo errado ainda pode ser carregado quando o sistema for
reinicializado.
módulo